sexta-feira, 11 de maio de 2012

ESTRATÉGIAS E PROCESSAMENTO DO TEXTO

UNIP – Universidade Paulista
Resenha
Livro Texto e Leitor
Aspectos Cognitivos da Leitura
Autora Angela Kleiman

Estratégias e processamento do texto.
No texto a autora concentra-se nos elementos extralingüísticos,que definindo o que é  texto para o leitor.
Ele é visto por alguns especialistas como unidade semântica, em que vários elementos de significação  são materializados através de categorias estruturais, lexicais, sintáticas.
Esse capitulo a autora apresenta diversos exemplos de textos que podem ser utilizados em sala de aula, apresentando diversos gêneros. Em alguns gêneros havia presença de item um lexical que poderia fazer a diferença entre um texto coerente ou incoerente, o elemento formal funciona entre um elo que permite ligar as diferentes partes do texto.
Através dos  exemplos citados pode-se observar que o leitor começa a se tornar ativo,e não passivo. A  partir do momento em que ele compreende o que o escritor quis dizer.
Exemplo:(1) ’’Perseguido pelos  caçadores, um pobre veado escondeu-se bem quietinho dentro da cerrada moita.
O abrigo era tão seguro que nem os cães o viram. E o veado salvou-se. Mas, ingrato e imprudente, passado o perigo, esqueceu do beneficio e pastou a benfeitora (...)
(2)’’ O homem estava preocupado. Seu carro parou, por fim, e ele estava completamente só. Estava muito frio e escuro. O homem tirou seu casaco, abaixo o vidro da janela e saiu do carro tão rapidamente quanto for possível. Em seguida usou toda sua força para sair o mais rapidamente que podia. Sentiu-se mais calmo quando por fim conseguiu ver as luzes da cidade, embora ainda estivessem mais distantes (...)
Quanto maior for o conhecimento textual o leitor obtiver , mas fácil será sua compreensão. A atividade de leitura deste texto tem dois princípios: a coerência e a formulação de hipóteses, o começo da coerência esta ligado ao engajamento do leitor, a partir dos seus objetivos e propósitos.
É importante que o leitor após  o término do livro perceba que a autora se fez presente durante todo tempo. Ela investigou, procurou e publicou os diversos caminhos para ajudar quem precisa entender os aspectos cognitivos, quanto maior for trabalhada a leitura, mais o leitor conseguira  entender e ao mesmo tempo desenvolver mas formas de compreensão do texto.

Por Ariana Cavalheiro                                                                                         
Camila Capps
Maria Valéria
Fanuel Ferreira
Giane Estevan

3 comentários:

  1. A questão levantada neste texto me leva à uma reflexão sobre a importância de conhecer seu leitor, para a produção de textos coerentes.

    ResponderExcluir
  2. Todo e qualquer texto tem um objetivo e nesta resenha é claro observar isso. Nada é escrito por acaso sem que alguém possa ler e compreender.

    ResponderExcluir
  3. A ligação entre leitor e autor é fundamental. A qual, um passa informação enquanto o outro interage. E fica claro que quanto mais de lê, mais se desenvolve essa interação.

    ResponderExcluir