sexta-feira, 25 de maio de 2012

INTERAÇÃO NA LEITURA DE TEXTOS

UNIP – Universidade Paulista
Resenha
Livro Texto e Leitor - Aspectos Cognitivos da Leitura
Autora Angela Kleiman
Editora Ponte, São Paulo, SP, 2012.

            No capítulo quatro, Kleiman aborda a relação entre o leitor e o autor. Ela cita que anteriormente "a linguagem já foi caracterizada como o intrumento mais eficiente para interferir na vida interior do homem", e, por este motivo, ela enfatiza a importância da pessoa que escreve uma obra e a outra que a lê.
            Segundo a autora, a leitura pode ser definida como uma atividade difícil se for o caso de algum texto ser lido por alguém que já possui na cabeça ideias e crenças que não tem pretenção alguma em mudar. Assim sendo, nas concepções de Kleiman, mesmo que o texto possua elementos formais, é lido com desprezo pois o leitor permance ensimesmado com suas opiniões.
            Em uma conversa entre falente e ouvinte, o primeiro pode  utilizar-se de alguns recursos (gestos e objetos) para que o segundo compreenda e aceite sua ideia com maior facilidade. E isso, porém, não é possível em um texto escrito, pois, o mesmo é construído apenas com palavras, e, somente as palavras, vão poder conduzir o leitor a ideia que o autor deseja apresentar.
            Para que o texto seja aceito como uma ideia positiva ou negativa depende do conhecimento que o leitor tem sobre o tema escrito e também sobre quem o escreve. Se o texto, por exemplo, é sobre um assunto do qual já temos um conhecimento prévio, a compreensão vai ser bem diferente de alguém que não saiba nada sobre o assunto. E se já lemos outras obras do mesmo autor a compreensão pode ser mais diferenciada ainda.
            Com dois exemplos de propaganda que Kleiman escreve no capítulo quatro, fica claro que um autor se torna mais categórico, ou seja, preciso e exato, quando quer vender algum produto. As palavras são mais firmes e não há expressões que levam o cliente a duvidar. Diferentemente de um texto de Levi-Strauss, também citado, que o autor utiliza expressões de dúvida, como por exemplo. "para  tentar pôr em evidência" e não "para pôr em evidência".O autor não está apenas informando algo e sim, de alguma forma, discutindo o assunto sobre o qual está escrevendo.
            Há uma grande relação entre o leitor e o autor. Cada pessoa compreende um texto de uma maneira que só é possível a partir de seu conhecimento de mundo, ideias e objetivos com relação ao que está lendo. E Kleiman evidência que um texto só existe por que há alguem querendo discutir algo e construir conhecimento.

Por Fanuel Ferreira
       Ariana Cavalheiro                                                                                         

       Camila Capps
       Maria Valéria
      Giane Estevan

3 comentários:

  1. A palavra é muito interessante pois atraves de um conjunto elas conseguem formar frases, ideias,e muito mais.

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  2. Há diversas maneiras de compreender um texto, uma frase. A leitura nos dá muitos caminhos e somos nós que escolhemos o qual seguir.

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  3. Interesante ressaltar que a comunicação entre o falante e o ouvinte é importante,no texto há uma grande relação entre o leitor e autora.

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