sexta-feira, 25 de maio de 2012

Visão Geral



UNIP – Universidade Paulista
Resenha
Livro Texto e Leitor - Aspectos Cognitivos da Leitura
Autora Angela Kleiman
Editora Ponte, São Paulo, SP, 2012.

Ler não é apenas formar palavras mentalmente. Ler requer imaginação e compreensão. Dessa forma, a autora Angela Kleiman nos explica os conhecimentos prévios que obtemos ao longo de nossa vivência, como: o conhecimento linguístico, ou textual, o qual aprendemos novas palavras e nomes dos objetos; e o conhecimento de mundo, que existe em nossa mente sobre tudo que já vimos ou ouvimos falar. Kleiman quer que entendamos que o texto e o leitor possuem uma ligação a qual o leitor não é só passivo, recebendo informações, mas é também ativo no momento em que compreende o que o autor quer dizer.
No capítulo seguinte, a autora nos mostra que a compreensão de um texto tem a ver com cada leitor, pois cada um tem seu jeito próprio de ler, compreender o texto e inferir palavras. Os textos podem possuir diversas visões e sentidos, depende do ponto de vista do leitor. Há estratégias de leitura e cada leitor tem seu jeito único de ler, inferir, lembrar. Podemos, por exemplo, fazer uma análise de texto com objetivos específicos, criando hipóteses, isto é, ler e conscientemente controlar nossa compreensão. Kleiman deixa claro que, quanto mais pratica-se a leitura, mais desenvolve-se e aprimora-se estratégias metacognitivas na leitura.
No Terceiro capítulo, a autora mostra-nos os elementos que relacionam-se e que também são instrumentos para entendimento global de um texto. Existem muitas regras na leitura, Kleiman cita várias, sempre deixando claro como e em que ordem elas funcionam.      
No quarto capítulo, Kleiman aborda mais uma vez o assunto: texto e leitor. Explica o nível de ligação entre eles, exaltando a cumplicidade que ambos devem possuir.
Com auxílio de outros autores, Kleiman traz nesse livro a importância de ler e saber compreender utilizando ferramentas que já possuímos. E como é importante levarmos esse conhecimento em sala de aula, formando novos leitores enriquecidos de vários aspectos, humanísticos e criativos, do ato de ler.

Por Giane Estevan
       Fanuel Ferreira
       Ariana Cavalheiro                                                                                         

       Camila Capps
       Maria Valéria
      

3 comentários:

  1. Participar desse trabalho resultou em um grande aprendizado para mim. A partir de agora eu consigo ter uma VISÃO GERAL da grande importancia que a leitura tem na vida de uma pessoa.
    Agradeço ao grupo e a professora Élide, que me ajudou a construir um dos textos e nos propos essa atividade dinâmica.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o texto só faz algum sentido quando o leitor se interessa pelo assunto, é importante que ele entenda, e goste do texto para que tenha uma melhor compreensão do assunto.

    ResponderExcluir
  3. A ideia da autora é muito prodigiosa. Ela nos faz ver o texto como ele realmente é: vivo! E nos mostra a ligação fundamental que existe entre o leitor e o autor.

    ResponderExcluir