sexta-feira, 27 de abril de 2012

O CONHECIMENTO PRÉVIO NA LEITURA

UNIP – Universidade Paulista
Resenha
Livro Texto e Leitor
Aspectos Cognitivos da Leitura
Autora Angela Kleiman
*** Apresentação, Introdução e 1º Capitulo ***
A obra literária Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura (Pontes, 1999 6º Ed.) escrita por Angela Kleiman, PhD em Linguística pela University of Illinois, EUA, traz logo em sua apresentação o objetivo central do livro que é:
“(...) oferecer para professores e alunos universitários uma introdução aos aspectos cognitivos da compreensão e leitura de textos” (pag,7).
A autora ressalta que não podemos ensinar compreensão, pois a mesma depende do processo cognitivo, ou seja de como cada indivíduo ativa sua cognição.  A introdução do  livro trata da compreensão e interpretação de textos escritos e descreve os vários aspectos que constituem a leitura. Esta ideia é sistematizada por Kleiman em quatro capítulos divididos nos seguintes temas: O Conhecimento prévio da leitura, Objetivos e expectativas de leitura, Estratégias de processamento do texto e Interação na leitura de textos. E no final a autora ainda faz recomendações bibliográficas.
No capítulo 1, Kleiman fala sobre a importância do conhecimento prévio do leitor para a compreensão de textos e para sua inferência no momento da leitura. Ela atribui esta compreensão e inferência a três conhecimentos específicos, sendo eles: o conhecimento lingüístico, conhecimento textual e o conhecimento de mundo. Esses fatores seriam determinantes para que o leitor possa encontrar significado no texto lindo e que ele busque em sua mente e concepção de mundo lembranças e conhecimentos que são totalmente relevantes para a sua compreensão e interação com o autor. Estas afirmações ficam muito claras nos exemplos apresentados por Kleiman no decorrer do capítulo 1.Em cada abordagem a autora traz um exemplo para melhor fixação da explicação. Ainda neste capítulo ela nos fala sobre as construções inconscientes que montamos para a compreensão textual, tais como o esquema e as estratégias metacognitivas. O esquema se refere ao  conhecimento parcial, estruturado no que temos na memória sobre todas as coisas, enquanto que a metacognição trata da reflexão do individuo sobre o próprio saber. Para Kleiman todos esses fatores devem ser ativados pelo leitor no momento da leitura, pois eles seriam a base do conhecimento prévio necessário para a formação de conceitos, opiniões e críticas.  
Toda a abordagem apresentada por Kleiman é exemplificada no desenvolvimento do livro. Esses exemplos tornam a compreensão do seu raciocínio muito mais clara e dessa maneira a leitura dessa obra  torna-se muito prazerosa. Não há como fazer a leitura deste primeiro capítulo e discordar da importância e necessidade que possui o conhecimento prévio na leitura para a inferência e compreensão textual.
Por  Maria Valéria
Fanuel Ferreira
Camila Fernanda
Giane Estevan
Ariana Cavalheiro.  


5 comentários:

  1. Gostei muito do desenvolvimento dessa nossa primeira atividade juntos. Realmente fazer a troca de ideias sobre o mesmo assunto, é expandir o modo de pensar. Parabéns ao nosso trabalho!

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  2. A ideia que Kleiman aborda é realmente interessante e muitas vezes passa despercebido pelo leitor. O fato é que todo mundo possuí um conhecimento de mundo muito grande e essa amplitude é o que nos oferece uma compreensão do texto que lemos.
    Continuemos logo mais com o desenvolvimento de nosso projeto.
    Obrigado a todos!

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  3. Confesso que quando começamos nosso trabalho com esse livro, me perguntava o que ele poderia nos trazer de novidades? A resposta veio como um tapa, nos fazendo acordar para toda a vivacidade existente no universo que permeia texto e leitor. Construção de palavras que antes acreditávamos estáticas e indivíduo formado por suas experiência de mundo e expectativas.
    Acredito que ele seja crucial para qualquer estudante de Letras, ou mesmo para os que querem mergulhar um pouco mais nesse universo.

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  4. Ler não é apenas pegar as letras e formar palavras decodificando-as,é inferir através delas, é ler por entrelinhas, sentir o que o autor nos passa, sua intenção. Utilizando nossos conhecimentos para facilitar nossa compreensão, seja textual, de linguística ou prévio, conseguimos viajar para lugares distantes sem sair do lugar, conhecemos mundos, pessoas e pensamentos diversos. Ler é extraordinariamente bom!

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  5. Através da leitura conhecemos um novo mundo,adquirimos novos conhecimentos havendo uma ligação entre o leitor e o escritor, em que, ambos trocam informações importantes e coerentes. O leitor não é só passivo é ativo quando compreender a mensagem do autor.

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